segunda-feira, 22 de novembro de 2010

      Quem foi Zumbi dos Palmares ?
            Zumbi foi o grande líder do quilombo dos Palmares, respeitado herói da resistência anti-escravagista. Pesquisas e estudos indicam que nasceu em 1655, sendo descendente de guerreiros angolanos. Em um dos povoados do quilombo, foi capturado quando garoto por soldados e entregue ao padre Antonio Melo, de Porto Calvo. Criado e educado por este padre, o futuro líder do Quilombo dos Palmares já tinha apreciável noção de Português e Latim aos 12 anos de idade, sendo batizado com o nome de Francisco. Padre Antônio Melo escreveu várias cartas a um amigo, exaltando a inteligência de Zumbi (Francisco). Em 1670, com quinze anos, Zumbi fugiu e voltou para o Quilombo. Tornou-se um dos líderes mais famosos de Palmares. “Zumbi” significa: a força do espírito presente. Baluarte da luta negra contra a escravidão, Zumbi foi o último chefe do Quilombo dos Palmares.


quinta-feira, 18 de novembro de 2010

            Preconceito - Não faz Sentido

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Viva a diferença !!!

          Uma das maiores riquezas do Brasil é a diversidade.O respeito às muitas etnias e culturas que existem no nosso país é um direito e, ao mesmo tempo, um dever de todos.Índios, quilombolas, negros, ciganos, portadores de deficiências físicas ou mentais, todos têm os mesmos direitos. 


Você sabe o  que siginfica ?
  • Etnias: População ou grupo social que apresenta relativa homogeneidade cultural e lingüística, compartilhando história e origem comuns. e culturas que existem no nosso país é um direito e, ao mesmo tempo, um dever de todos.
  • Diversidade: Diversidade diz respeito a variedade e convivência de ideias, características ou elementos diferentes entre si.

 

      Música ( Gabriel Pensador ) - Racismo é burrice

Teste de racismo com crianças - Prestem bem atenção - Emocionante

Eu, mulher, psicóloga e negra

Eu, mulher, psicóloga e negra


"Quando nossa comissão editorial resolveu ouvir psicólogos negros, para discutir a questão racial, no contexto da vida profissional, já enfrentamos de início algumas dificuldades.
Nosso interesse era verificar questões relativas ao preconceito na relação terapeuta negro e paciente, negro ou não.
No âmbito dos psicólogos psicanalistas não encontramos psicólogos negros. A orientação psicanalítica interessaria particularmente por lidar com os conceitos de transferência e contratransferência, o que poderia nos trazer relatos experienciais bastante significativos.
Como a profissão é marcadamente feminina, foi menos difícil encontrar psicólogas negras, mesmo sendo pouquíssimas.
As discriminações, os preconceitos, as dificuldades no trabalho, as idéias e posições sobre o racismo, o movimento negro e, principalmente, a trajetória de vida, enquanto mulher, psicóloga e negra."
Quero Ser Negro !!!
(Apelo do Rafinha )
Onde você guarda o seu racismo ?

               
 Você tem ideia do que seja a Consciência Negra ?
 

          Em resumo, a consciência negra é uma manifestação social de diversos movimentos negros no Brasil e no exterior que agem em função da necessidade de que milhares de pessoas, a maioria negra (preta e parda), se conscientizem acerca dos processos e mecanismos que fazem com que negros estejam no lugar da inferioridade social, submetidos a postos sem prestígio e introjetando valores que fazem com que neguem a si mesmos. Esta situação social é imposta para milhares de negros que acabam tendo uma condição psíquica traumática e uma auto-estima negativa; resultados da violência e da não valorização a que são submetidos cotidianamente no ambiente escolar, de trabalho, de atendimento à saúde, etc.
O “grito”, o “lema ideológico” da consciência negra pertence a todos (negros, brancos e indígenas) que querem construir um país melhor para todos os brasileiros do ponto de vista da cidadania republicana. Afinal todos possuem direitos e deveres iguais e deveriam exercê-los atual momento de nossa sociedade nacional a fim de concretizar o sonho da democracia sócio-étnico-racial.
Estética Negra

           
           Para muitos povos africanos, está na cabeça e, em especial, nos penteados, as mais importantes maneiras de manifestar beleza e identidade. Cada penteado tem um nome, uma forma, uma maneira especial de ser construído, demandando diferentes materiais e adornos como óleos de animais e de plantas, barro, fibras, conchas, penas, tecidos, objetos reciclados de plástico, metal. Alguns penteados são verdadeiras esculturas sobre a cabeça, combinando com acessórios: brincos, pulseiras, colares e maquiagem.
           O cabelo vem ao longo da historia afro-descendente significando um elo de ancestralidade com os povos africanos e, portanto, uma energia estética e cultural. Estética negra é moda negra.

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

VIOLÊNCIA RACIAL E GENOCÍDIO DO NEGRO
(AFRODESCENDENTE ) NO BRASIL

        A cidade de São Paulo, tem ficado cada dia mais violenta e, esta violência incide em maior proporção sobre os negros, em conseqüência das raízes históricas deste país, que foi estruturado no trabalho escravo da época colonial e na exploração racial pós abolição da escravatura.
       O racismo que ganhou nova roupagem nos dias atuais é o principal fator pela condição de miséria do negro e da violência por ele sofrida, como demonstra os estudos realizados para verificar as condições de vida da população brasileira. Os pesquisadores Wânia Sant’Ana e Marcelo Paixão fizeram o mesmo estudo para negros e seus descendentes isoladamente e a colocação é 120º, colocação que denota as péssimas condições de vida do negro brasileiro.
       IBGE demonstram que o analfabetismo é 2,5 vezes maior entre os negros do que entre os brancos e, nos livros didáticos é imposta uma imagem do negro de forma pejorativa, sempre inculcando a idéia de submisso, coitado, incapaz , etc.
      No mercado de trabalho, os brancos com salários equivalentes a 10 salários mínimos totalizam 16%, enquanto os negros representam apenas 6%. A desigualdade racial no mercado de trabalho, é significativa.

terça-feira, 9 de novembro de 2010

O sistema de Cotas

Sistema de cotas é uma espécie de compensação que o Estado oferece à raça negra. Esta compensação reserva vagas em concursos públicos para empregos, preenchimento de cargos para estudo em faculdades públicas.

Para ser beneficiado com o sistema de cotas, o aluno deve se declarar como negro ou pardo e provar através de fotos anexadas à matrícula. Este benefício foi adotado primeiramente no Rio de Janeiro após a promulgação da Lei nº 3.708, de 09 de novembro de 2001. O sistema de cotas surgiu nos Estados Unidos, mas pouco durou, pois foi proibido pela Suprema Corte por estar aumentando a discriminação racial e a desigualdade republicana. É um projeto bastante polêmico, pois opositores não acreditam em discriminação racial em instituições de ensino e também não acreditam que tal benefício é justo, já que o Brasil é um país miscigenado sendo de difícil comprovação quanto à raça.

Inclusão Negra

As políticas de Ações Afirmativas têm como objetivo principal à inclusão. Inclusão no mercado de trabalho, na educação, nos meios de comunicação, na saúde, na política, enfim, a inclusão dos negros na condição de cidadão pleno na sociedade brasileira. 

Video 1

CONSCIÊNCIA NEGRA